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A Divina Comédia - Dante Alig.
A Divina Comédia - Dante Alig.

Resumo do livro: A Divina Comédia

Autor: Dante Alighieri

 

 

Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto

seguinte, a terza rima dá uma impressão de movimento ao poema. É como se ele

iniciasse um processo que não poderia mais parar. Através do desenho abaixo pode-se

ter uma visão mais clara do efeito dinâmico da poesia: Os três livros que formam a

Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50

tercetos, que terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a

mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos. Os lugares

descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o paraíso) são divididos em nove

círculos cada, formando no total 27 (3 vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no


último verso, pois terminam com a mesma palavra: stelle, que significa 'estrelas'.

Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira

vez em uma edição de 1555. A Divina Comédia excerceu grande influência em poetas,

músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhistas e

pintores como Gustave Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William

Blake estão entre os ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e

Gioacchino Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor

húngaro Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.


Inferno: Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em uma

floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho certo. Ao tentar escapar

da selva, ele encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é logo

impedido de subir por t rês feras: um leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir

e voltar para a selva, Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da

antigüidade que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo. Virgílio foi

chamado por Beatriz, paixão da infância de Da nte, que o viu em apuros e decidiu

ajudá-lo. Ela desceu do céu e foi buscar Virgílio no Limbo. O caminho proposto por

Virgílio consiste em fazer uma viagem pelo centro da terra . Iniciando nos portais do

inferno, atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do

purgatório. Dali, Virgílio guiaria Dante até as portas do céu. Dante então decide seguir

Virgílio que o guia e protege por toda a longa jornada através dos nove círculos do

inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos

condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao

centro da terra, onde vive Lúcifer. Passando por Lúcifer, conseguem escapar do inferno

por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e assim voltar a ver o

céu e a s estrelas. Purga tório: Saindo do inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de

uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera

do ar e penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da montanha

encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos

seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito.

Depois de passar pelos dois níveis do ante-purgatório, os poetas atravessam um portal

e iniciam sua nova odisséia, desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete

terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete

pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio e segue

acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do

paraíso terrestre. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatriz e se

purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às

estrelas.


Paraíso: O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual

(onde não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e


 

consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol,

Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino

e último círculo da matéria. Ainda no paraíso terrestre, Beat riz olha fixamente para o

sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se, "transumanando".

Guiado por Beat riz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e encont ra personagens

como Sã o Tomás de Aquino e o imperador Justiniano. Chegando ao céu de estrelas

fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois

do interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino Dante adquire

uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual,

onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus.

Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de

sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o Sol e as

outras estrelas".